Poeira na seca e lama na chuva, assim é a vida dos moradores que vivem no entorno do prolongamento da Avenida Alagoas, via que liga o bairro Setor Pestana à Rodovia Estadual TO-431. Nesta terça-feira (18/09), por intermédio da associação do bairro, a comunidade voltou a cobrar a pavimentação do trecho com pouco mais de 1,8Km, pedido que já vem sendo reiterado há vários anos.

 

Desde o ano de 2013 o Guaraí Notícias acompanha a situação dos moradores da região. No final do ano passado, a Câmara de Vereadores chegou a devolver R$ 200 mil para os cofres do município, acordando que o recurso fosse aplicado no asfaltamento de parte do trecho em questão. Apesar do dinheiro ter sido devolvido, conforme combinado, até hoje nenhuma obra saiu do papel.

 

De acordo com o aposentado Felix Galdino de Sousa, de 78 anos, muitas promessas já foram feitas ao longo dos anos, mas a população até hoje não conseguiu ver o tão sonhado asfalto. “Todo ano alguém promete asfaltar esse trecho, mas até agora nada. A gente vive na poeira e na lama. Para quem é de idade isso é um veneno. O pior é que a gente não tem para onde ir”, comenta.

 

Foto: Guaraí Notícias


O aposentado Felix Galdino reclama da situação e das promessas nunca cumpridas.

 

Se para quem é de idade a situação gera transtornos, imagine então para os pequeninos. Este é o caso do auxiliar de serviços gerais Raiones da Silva Brito, de 26 anos, que mora com a esposa e o filho de 10 meses em uma casa ao lado da via. “Meu filho já teve começo de pneumonia duas vezes e o médico pediu para evitar poeira. Como que a gente faz isso aqui?”, questiona o pai.

 

Foto: Guaraí Notícias

Raiones da Silva Brito conta que o filho de 10 meses é o que mais sofre com a situação.

 

Para a dona de casa Cleonice da Silva Cerqueira, de 48 anos, a situação também não é diferente. Ela conta que realizou o sonho de comprar a casa própria, mas o que era para ser a realização de uma vida virou um pesadelo que ela enfrenta há 10 anos. “Nada para limpo dentro de casa e a gente vive doente. Sonhei com o meu canto e hoje daria tudo para sair daqui”, desabafa.

 

Foto: Guaraí Notícias

Cleonice conta que o sonho de ter uma casa própria se transformou em um pesadelo.

 

Contato com a Prefeitura de Guaraí:

 

Foto: Guaraí Notícias

Trecho em questão liga o bairro Setor Pestana até o acesso da Rodovia Estadual TO-431.

 

Após acompanhar mais um pedido dos moradores que clamam pela chegada do asfalto, o Guaraí Notícias procurou os representantes da Prefeitura de Guaraí para pedir explicações. Em contato com o engenheiro civil Jucélio João da Silva Junior, este informou que o projeto para asfaltamento do trecho está em andamento, mas que ainda não foi possível executar a obra.

 

Jucélio explicou que o recurso repassado pela Câmara de Vereadores não é suficiente. O engenheiro argumentou ainda que estão sendo efetivados estudos técnicos para a realização de um serviço de drenagem, além do asfaltamento, o que segundo ele encarece mais a obra. A expectativa é de que o município consiga este dinheiro que falta para então de fato realizar e concluir a obra.