Uma moradora de Guaraí, que preferiu não se identificar, flagrou na tarde desta sexta-feira (21/09), por volta das 16:50h, uma carreta estacionada sobre a faixa de pedestres de uma das vias mais movimentadas da cidade, a Avenida Bernardo Sayão. O veículo estava parado próximo a uma agência bancária, impedindo que as pessoas atravessassem a pista de maneira segura.

 

“Fiquei simplesmente indignada ao ver esta situação. Estava acompanhando meu pai que é idoso e quando fomos atravessar a faixa de pedestres, demos de cara com esta carreta estacionada sobre ela. Não havia qualquer sinalização ligada, nem ao menos pisca alerta”, contou a jovem, que registrou a cena e logo depois encaminhou as imagens para a redação do Guaraí Notícias.

 

O flagrante absurdo é comum e pode ser visto por muitas pessoas nesta região da cidade, não apenas com veículos pesados, mas também com carros de passeio e até com motocicletas. O local também não possui estacionamento específico para caminhões e carretas, apesar de estar no centro comercial da cidade e às margens de uma das rodovias federais mais movimentadas do país, a BR-153.

 

Vale destacar que estacionar veículos sobre faixas de pedestre é considerada infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), punida com 5 pontos na habilitação do condutor flagrado, além de multa e remoção do veículo. O valor da penalidade pode variar conforme o tempo de permanência na faixa e se a situação causa dificuldades para o pedestre, podendo passar de R$ 500,00.

 

Obs.: Antes da publicação desta reportagem o flagrante já havia sido comunicado às autoridades competentes, incluisive com a notificação da placa do veículo.