“Vou ser proprietária legítima do meu lote. Agora posso até pensar em aumentar mais cômodos da casa, fazer muro e melhorar a estrutura. Vai ficar bom demais”, estas são as palavras da aposentada Helena Campelo da Silva, de 66 anos, moradora do Setor Serrinha, que comemora o início do processo de regularização fundiária do bairro, considerado um dos mais carentes de Guaraí.

 

A moradora é uma das beneficiadas pelo projeto de regularização fundiária “Imóvel Legalizado: Você é o legítimo dono”, uma iniciativa da Prefeitura de Guaraí, em parceria com o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ/TO). Nesta semana, um grupo de estagiários recém-contratados pelo município realiza o trabalho de cadastramento das mais de 90 famílias que vivem na localidade.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaraí

Estagiários cadastram moradores do Setor Serrinha, 1º bairro atendido pelo programa.

 

Antes desta fase de cadastro dos moradores, técnicos realizaram um trabalho de coleta de informações, incluindo a marcação de pontos com o uso de GPS, equipamento que define a localização geográfica dos terrenos. Como resultado, depois de quase 20 anos, o bairro finalmente ganhou um mapa, pré-requisito fundamental para que seja dado início ao processo de regularização dos imóveis.

 

A expectativa, se tudo correr como previsto, é de que em até dois ou no máximo três meses, Dona Helena, assim como todos os demais moradores do Setor Serrinha, possam ter o documento pronto para o registro em cartório. A ação ainda deve beneficiar moradores de outras regiões da cidade, onde também não existe documentação, especialmente nos loteamentos considerados irregulares.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaraí

Após mais de 20 anos, Setor Serrinha ganha seu 1º mapa e agora vai se tornar legalizado.