Guaraí tem registrado um aumento expressivo nas ocorrências com disparos de arma de fogo, especialmente em regiões mais afastadas do Centro. Somente nos últimos 30 dias, pelo menos quatro casos foram notificados à Polícia Militar, conforme levantamento feito junto a fontes policiais.

 

Na madrugada desta sexta-feira, 23 de maio, um homem de 35 anos foi atingido por um disparo no queixo. Ele foi socorrido encaminhado para o Hospital Regional de Guaraí (HRGUA) e sobreviveu. Segundo apurado, ele teria sido alvejado após cobrar uma dívida e, aparentemente, o caso não possui relação com o crime organizado.

 

Os casos anteriores

 

Embora não haja confirmação oficial, o padrão dos casos anteriores aponta para uma possível disputa entre grupos criminosos. Fontes policiais informaram, sob condição de anonimato, que há indícios de envolvimento de facções rivais e que os casos estão sendo monitorados de perto. Chama atenção ainda o fato de que muitas vítimas optaram por não registrar boletins de ocorrência na Polícia Civil.

 

Expansão no interior

 

Nos últimos anos, o Tocantins tem vivido a expansão de facções criminosas para o interior, em sintonia com uma tendência nacional. Grupos antes atuantes apenas em grandes centros agora disputam espaço em cidades de porte menor como Guaraí, atraídos por rotas logísticas e pontos de tráfico de drogas. Esse avanço tem impulsionado o aumento da violência, sobretudo das execuções.