O Tocantins passou a integrar desde o mês de dezembro do ano passado o chamado Monitor de Secas, instrumento do Governo Federal que tem o objetivo de monitorar periodicamente áreas de estiagem, visando a elaboração de estratégias para o enfrentamento do problema. Conforme demonstra o mapa, a região onde está situada Guaraí enfrentou “seca grave” no último mês de 2019.

 

O mapa gerado pelo monitor possui várias escalas de seca, identificadas por meio de cores, onde as mais claras indicam a ausência de pontos de estiagem e as mais escuras denotam a presença de pontos em que a falta de chuvas preocupou além do normal. Conforme o levantamento indica, houve expansão da seca em dezembro passado no Tocantins, gerando impactos de curto e longo prazo.

 

 

Os dados do Monitor de Secas confirmam ainda uma percepção que tem sido comum das pessoas que vivem na região, ou seja, de que as chuvas de dezembro foram menos intensas do que o esperado para o fim do ano passado. Na média, o volume aguardado para Guaraí era de aproximadamente 240 milímetros, mas o acumulado durante o período foi de apenas 40 milímetros.

 

Além do Tocantins, único da região Norte do país, que pela primeira vez passa a ser verificado pelo Monitor de Secas, outros 11 estados também são analisados, incluindo todos os 9 da região Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo da região Sudeste e Goiás na região Centro-Oeste. A ideia é que o sistema de monitoramento seja ampliado para todo o país nos próximos anos.

 

CLIQUE AQUI e confira dos principais dados do Monitor de Secas.