A coluna Antena Ligada do Jornal do Tocantins, assinada pelo jornalista Lailton Costa, publicou na noite desta última sexta-feira (05/07), a minuta do que pode vir a se tornar nos próximos dias o novo Regimento Interno da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO). Conforme o documento, que ainda deve passar por revisão, a delegacia especializada que investiga crimes contra a Administração Pública, conhecida como DRACMA, será extinta no Estado.

 

A minuta literalmente confirma o que a imprensa vem repercutido há meses, ou seja, a intenção do Governo do Estado em desmontar todas equipes que mais combatem a corrupção tocantinense, ao contrário do que tem defendido o governo, que fala em modernizar a segurança pública, justificando a medida como necessidade para que o Tocantins se adeque às melhores práticas adotadas por polícias civis de outros estados e pela própria Polícia Federal (PF).

 

No lugar da delegacia especializada DRACMA, que deixa de existir com a publicação do novo regimento, será criada uma estrutura mais enxuta, a Divisão Especializada de Repressão à Corrupção (DRACCO), que terá menos independência hierárquica, sendo formada por equipes diretamente subordinadas à cargos de indicação política, o que tende a limitar operações de grande vulto, além de descontinuar trabalhos já executados nos últimos anos.

 

Vale destacar que atualmente a DRACMA possui quatro delegados, além de agentes, investigadores e escrivães que compõem as equipes. Pela nova estrutura, as equipes serão compostas por dois delegados, três escrivães e seis agentes. Segundo apurado, esta seria uma tentativa de reduzir o número dos chamados “deltas”, policiais que teriam papel central em investigações que afetam diretamente os interesses do próprio governo e de seus aliados políticos.

 

CLIQUE AQUI e confira a minuta do novo Regimento Interno da SSP/TO.