Segundo o meteorologista e professor da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), José Luiz Cabral, os próximos meses serão de instabilidade no clima tocantinense. O especialista acredita que fenômenos climáticos continuarão interferindo no período chuvoso do Estado, intercalando chuvas irregulares com períodos prolongados de seca, além das altas temperaturas, acima dos 34 graus.

 

Esta instabilidade é decorrente de várias situações que provocam escassez de chuvas, incluindo a sua má distribuição. Isso vem ocorrendo desde outubro do ano passado. “Estamos diante de um período de incertezas na América do Sul, provocado ora pelo El Nino, ora pelo aquecimento do Atlântico Sul, afetando principalmente a região central do Brasil, onde está o Tocantins”, explicou.

 

Cabral explica ainda que o Estado registrou um grande volume pluviométrico nos últimos meses, porém ele acabou sendo distribuído de forma irregular, mascarando as médias mensais acumuladas. Apesar do volume abaixo do que se esperava, o especialista ressaltou que alguns municípios, de maneira isolada, tiveram chuvas mais intensas e acima da média histórica para a região.

 

Portal da Agrometeorologia do Tocantins

 

Para quem deseja acompanhar dados e informações sobre a meteorologia do Tocantins, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (SEAGRO), disponibiliza um site atualizado diariamente - agrometeorologia.seagro.to.gov.br. Por meio do endereço eletrônico é possível ter acesso a previsão do tempo, histórico de chuvas, entre outras informações.