A iniciativa da educadora Lucilene dos Santos Borges, que trabalha como cuidadora da Escola Municipal Sossego da Mamãe de Guaraí, deu uma nova cara para a unidade de ensino. Mesmo sem ter alunos surdos matriculados, a escola, por sugestão da profissional, apoiou um projeto diferente, que usa o próprio muro de entrada para ensinar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

 

O projeto que originou a pintura do alfabeto de LIBRAS no muro da unidade de ensino integra o trabalho de conclusão do curso Profuncionário que Lucilene realizou, voltado para a qualificação de servidores administrativos que atuam em escolas públicas. O curso é realizado por meio de uma parceria do município com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esportes (SEDUC).

 

A cuidadora destaca que teve a ideia de sugerir a pintura do alfabeto de LIBRAS e então procurou a Secretaria Municipal de Educação para saber se poderia colocar o projeto em prática. “Fui prontamente atendida pelo secretário Professor Sebastião Mendes. A diretora da escola, Professora Maria Aparecida, também apoiou. Agora quem passa na rua consegue ver de longe”, destaca a servidora.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaraí

Muro da Escola Sossego da Mamãe de Guaraí ganhou pintura com o alfabeto de LIBRAS.