O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), instituído por meio da Lei Federal Nº 9.503/1997, completou recentemente 28 anos (23 de setembro). A legislação, considerada uma das mais completas do mundo, apesar de contribuir para melhorias significativas durante quase três décadas, ainda possui desafios a serem superados, que dependem muito da consciência de cada indivíduo.
Dados do Detran indicam que até agosto de 2025 mais de 944 mil veículos estavam cadastrados no Tocantins. Com população estimada em 1,6 milhão de habitantes, há quase um veículo para cada dois moradores. Esse índice evidencia a crescente motorização da população, reforçando a necessidade de políticas de segurança e campanhas educativas mais efetivas e contínuas.
A quantidade de sinistros também reforça a urgência desta atenção. Ainda segundo o próprio Detran, foram registradas 5.582 ocorrências do tipo no território tocantinense ao logo de 2024, resultando em 627 mortes. Grande parte das mortes, conforme dados de boletins de ocorrência, tem como causa principal fatores como imprudência, falta de atenção, além do desrespeito a sinalização.
Por mais que seja completa, a legislação de trânsito vigente precisa acompanhar o crescimento da frota, os investimentos em novas tecnologias e levar em conta o comportamento dos usuários, sejam eles motorizados ou não. Campanhas de conscientização e fiscalização rigorosa são essenciais para promover mudanças positivas e não podem ser limitadas a ações esporádicas em datas simbólicas.
10 dicas: trânsito mais seguro
1 - Respeite os limites de velocidade
2 - Use cinto de segurança e capacete
3 - Não combine álcool, drogas e direção
4 - Mantenha distância segura de veículos
5 - Obedeça à sinalização existente
6 - Não utilize o celular ao dirigir
7 - Respeite os pedestres e ciclistas
8 - Faça manutenção regular do veículo
9 - Sinalize intenções antes de executar
10 - Seja paciente e evite agressividade