O mês de julho mal começou e já trouxe uma inesperada e muito bem-vinda condição climática, de certa forma considerada atípica para esta época do ano no Estado, a chuva. Nestes últimos dias foram registrados volumes isolados em municípios das regiões Centro-Norte e Norte do Tocantins, incluindo Guaraí.

 

Segundo o meteorologista da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), José Luís Cabral, muitas pessoas acreditam no mito de que não são registradas chuvas durante o período de estiagem no Tocantins (de julho a setembro), mas isso na realidade, ainda de acordo com o especialista, é uma lenda.

 

“Dados dos últimos 30 anos indicam vários registros de chuvas nesse período de estiagem, isso não é uma coisa incomum. Quando a massa de ar quente enfraquece na região central do Brasil, a umidade amazônica, juntamente com as altas temperaturas, produz estas chuvas isoladas”, explica o especialista.

 

Apesar da chuva isolada registrada em Guaraí nesta segunda-feira (08/07) e do tempo parcialmente nublado que vem sendo percebido, as previsões indicam possibilidades mínimas de outras precipitações ocorrendo até o fim do mês, lembrando que as temperaturas médias devem permanecer entre 17 e 36 graus.