Os atletas da Academia Mente & Corpo de Guaraí conquistaram o 3º lugar geral no 4º Open Nacional de Karatê, disputado neste último sábado (18/11), na cidade de Paraíso do Tocantins. A competição, que reuniu atletas de 4 estados, era uma das mais importantes do ano para os guaraienses, que faturaram 18 medalhas, sendo 13 somente de ouro.

 

Organizada pela Federação de Karatê do Tocantins (FEKTO), entidade ligada a Confederação Brasileira de Karatê (CBK), a competição contou com a participação de caratecas de 7 academias vindas de várias regiões do Tocantins, além de representantes dos estados de Santa Catarina, Pará, Bahia e Maranhão, totalizando 110 inscritos.

 

A Academia Xavier de Paraíso do Tocantins foi a grande vencedora da competição, conquistando 26 medalhas (18 ouros e 10 pratas). Em segundo lugar ficou a Academia Shoto de Palmas, com um total de 18 medalhas (16 ouros e duas pratas). Os guaraienses da Mente & Corpo ficaram na terceira posição também com 18 medalhas (13 ouros, duas pratas e três bronzes).

 

Conforme Mestre Izaias Alves Coelho, proprietário da Mente & Corpo, o resultado mostra que a academia continua sendo uma das melhores do Tocantins, faturando medalhas em todos os eventos que participa. “Desta vez conseguimos levar nove atletas. Tínhamos uma expectativa de faturar até 16 medalhas e acabamos superando esta meta”, comentou.

 

Ainda conforme Mestre Izaias, boa parte dos medalhistas desta competição são bolsistas mantidos pela própria academia, por meio de um projeto social. Até pouco tempo atrás a iniciativa, que atua com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, recebia apoio do Poder Público, o que não vem acontecendo desde o ano passado.

 

Classificação geral do 4º Open Nacional de Karatê (Paraíso do Tocantins):

 

1º lugar: Academia Xavier (Paraíso do Tocantins)

Total de medalhas: 16 ouros e 10 pratas, 26 no total

 

2º lugar: Academia Shoto (Palmas)

Total de medalhas: 16 ouros e duas pratas, 18 no total

 

3º lugar: Academia Mente & Corpo (Guaraí)

Total de medalhas: 13 ouros, duas pratas e três bronzes, 18 no total