Espaços públicos e privados utilizados para a prática de esportes coletivos e individuais vão poder voltar a ser frequentados a partir desta terça-feira (18/08), desde que haja um “plano de contingenciamento” para enfrentamento da Covid-19, isso é o que fixa um novo decreto publicado pela Prefeitura de Guaraí.

 

O ato não especifica claramente como serão construídos estes planos de contingenciamento e nem como será o processo de fiscalização das medidas de prevenção à Covid-19, procedimentos que devem ficar à cargo da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Turismo e da Vigilância Sanitária Municipal.

 

Desde abril, quando a maioria das restrições por conta da pandemia começou a vigorar, a utilização de quadras de bairro, do Ginásio Dr. Pedro Zanina e do Estádio Delfinão, além de clubes privados, era proibida, lembrando que muitos destes espaços, mesmo com as restrições, foram usados clandestinamente.

 

Cenário da pandemia até 18/08

 

Conforme dados recentes da Secretaria Municipal de Saúde, Guaraí contabiliza 551 diagnósticos de Covid-19, incluindo 89 ativos, 451 recuperados e 11 óbitos. Apesar da maioria dos casos envolver recuperados (81%), a média de registros diários é alta no mês de agosto, acima de 7 novos casos somados a cada 24h.