O governador Mauro Carlesse (PHS) tomou posse nesta última terça-feira (1º de janeiro), para o seu segundo mandato consecutivo à frente do Poder Executivo do Estado. Reeleito em outubro do ano passado, o gestor ocupava a função depois de ter vencido uma eleição suplementar em junho do mesmo ano, realizada logo após a cassação do ex-governador Marcelo Miranda (MDB).

 

Durante a posse, Carlesse defendeu o enxugamento da máquina pública e anunciou a redução do número de secretarias, caindo de 23 para 11. “Pensamos em um governo enxuto, mais leve para o contribuinte, que não precisa aumentar imposto e que seja mais eficiente na hora de atender o cidadão. Quem precisa do Estado precisa agora, não pode esperar mais”, disse o governador.

 

Foto: Divulgação/Governo do Tocantins

Este será o 2º mandato consecutivo de Mauro Carlesse à frente do Governo do Tocantins.

 

A expectativa é a de economizar pelo menos R$ 500 milhões por ano com as mudanças administrativas. Levando-se em conta apenas a incorporação e fusão de pastas, o Governo espera reduzir os gastos com custeio da máquina pública em pouco mais de R$ 47 milhões por ano. A ideia é que as economias possam ser utilizadas em investimentos que melhorem a vida da população.

 

Uma das primeiras medidas adotadas por Carlesse foi a extinção/exoneração de quase 16 mil cargos temporários em diversas áreas. Dos 11 secretários anunciados, 10 foram empossados, sendo que 7 deles já ocupavam as funções e, portanto, continuam à frente de suas respectivas secretarias. Entre os nomeados estão gestores de pastas da Saúde, Educação e Fazenda.

 

4º gestor eleito por voto popular para governar o Tocantins:

 

Carlesse é apenas o 4º gestor eleito por meio do voto popular para governar o Tocantins. Desde a sua criação em 1988, o Estado tem um histórico elevado de líderes que assumiram depois de renúncias ou cassações dos seus respectivos antecessores. A última vez que um governador escolhido pelo povo terminou o mandato de 4 anos no Estado foi durante o 1º governo de Marcelo Miranda (2003 a 2006).

 

Secretários empossados por Mauro Carlesse:

 

Adriana da Costa Pereira Aguiar (Educação, Juventude e Esportes)

Claudinei Aparecido Quaresemin (Cidades e Infraestrutura)

Cristiano Sampaio (Segurança Pública)

Divino Allan Siqueira (Gabinete)

Edson Cabral de Oliveira (Administração)

Heber Luís Fidelis (Cidadania e Justiça)

Rolf Costa Vidal (Casa Civil)

Sandro Henrique Armando (Fazenda e Planejamento)

Renato Jayme (Saúde)

Juliana Passarin (Secretaria Geral)