Interditado há pouco mais de um mês pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município, um dos principais matadouros bovinos de Guaraí foi reaberto nesta quinta-feira (04/10), após o proprietário do estabelecimento realizar adequações e se comprometer em deixar a estrutura dentro dos padrões técnicos exigidos pelo órgão.

 

A prefeita de Guaraí, Professora Lires Ferneda (PSDB) e o secretário da pasta de Agricultura e Meio Ambiente do município, Marcelo Albino de Sousa, mais conhecido como “Marcelão”, juntamente com técnicos do SIM, vistoriaram o local pessoalmente antes de entregar o certificado de liberação ao proprietário que assumiu o controle do matadouro privado, o empresário Charles Sander Giglios.

 

Foto: Guaraí Notícias


Prefeita Lires e o secretário Marcelão vistoriaram o local antes de liberar o matadouro.

 

De acordo com Giglios, o matadouro estava locado para terceiros e o contrato de aluguel foi encerrado após a interdição. “Encerramos o contrato de aluguel após a interdição e procuramos adequar a estrutura dentro dos padrões mínimos exigidos pelos órgãos competentes. A partir de agora assumimos a gestão do matadouro e reduzimos também o número de abates diários”, explicou.

 

O SIM havia interditado o matadouro depois de constatar que o abate de bovinos realizado no local não respeitava padrões mínimos de sanidade e higiene. Na época, técnicos do órgão encontraram carcaças bovinas acondicionadas de maneira precária, funcionários trabalhando de maneira irregular e uma grande quantidade de moscas circulando na sala de abate, entre outras irregularidades.

 

O empresário, dono de um supermercado no município (Supermercado Giglios), explicou ainda que assinou termos de ajustamento de conduta, se comprometendo em realizar adequações que ainda estão pendentes. Giglios disse que o matadouro, a partir de agora, atenderá exclusivamente a demanda do seu próprio supermercado, o que não acontecia anteriormente.

 

Foto: Guaraí Notícias

Sala de abate passou por adequações e agora apresenta condições mínimas de sanidade.