O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Guaraí, interditou na tarde desta terça-feira (28/08), com apoio da Polícia Militar (PM), um matadouro privado do município. O estabelecimento, localizado às margens da TO-431, funcionava próximo ao lixão da cidade e não atendia condições mínimas exigidas pelo órgão.

 

Segundo técnicos do SIM, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) havia sido assinado pelos responsáveis, conjuntamente com representantes do órgão municipal, mas as exigências do documento acabaram não sendo cumpridas. No local eram abatidos entre 15 e 20 animais bovinos por dia, lembrando que as atividades agora estão suspensas por tempo indeterminado.

 

Foto: Guaraí Notícias

Segundo informações, no local eram abatidos entre 15 e 20 animais bovinos por dia.

 

Policiais militares foram acionados para acompanhar a interdição, que ocorreu de forma tranquila, sem qualquer tipo de resistência. No momento da autuação, funcionários que trabalham no matadouro finalizavam o serviço do dia, sendo que alguns deles inclusive já se prepararam para deixar o local. O abate no espaço, ainda segundo informado, era realizado há vários anos.

 

Desde o final do ano passado, vários órgãos de fiscalização, além do SIM, vêm autuando de forma mais intensa estabelecimentos responsáveis pelo abate de bovinos em Guaraí. A principal alegação é de que boa parte destes empreendimentos, que fornecem carne para açougues da cidade, operam fora dos padrões mínimos de higiene, causando ainda danos ambientais irreparáveis.

 

Foto: Guaraí Notícias

Policiais militares foram acionados para acompanhar a interdição, que ocorreu sem qualquer resistência.