A Justiça Eleitoral abriu prazo entre 07/03 e 06/05/2019 para que os eleitores de todo o país que deixaram de votar e não justificaram a ausência, regularizem sua situação. Mais de 65,8 mil eleitores no Tocantins, incluindo alguns em Guaraí, não votaram ou deixaram de justificar o voto por três pleitos consecutivos, incluindo o 2º turno da suplementar e os dois turnos da última eleição geral.

 

De acordo com a Justiça Eleitoral, quem não regularizar a situação dentro do prazo estipulado, poderá ter o título de eleitor cancelado, sendo impedido de assumir cargo público, deixando de receber salário, caso seja servidor público, sendo ainda impedido de pleitear empréstimos, participar de licitações ou concorrências públicas e até de se matricular em escolas ou universidades.

 

Eleitores com menos de 18 anos e os maiores de 70, além dos analfabetos, estão dispensados de apresentar justificativa, já que nestas situações o voto não é obrigatório. Para consultar sua situação, o eleitor pode se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo ou acessar o site www.tre-to.jus.br. É possível ainda procurar informações pelo telefone 0800 6486 800 ou no aplicativo e-Título.

 

Documentos necessários para regularização:

 

- Documento oficial com foto;

- Título de eleitor ou e-Título;

- Último comprovante de votação;

- Comprovante de justificativa eleitoral;

- Comprovante de recolhimento de multa ou dispensa de recolhimento.