As Polícias Civis de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, deflagraram na manhã desta quarta-feira (24/04), a Operação “#PC27”. A ação tem o objetivo de cumprir mais de mil mandados de prisão e de busca e apreensão, a fim de combater principalmente o crime organizado. No Tocantins foram presas mais de 20 pessoas em várias cidades, três delas em Guaraí.

 

A operação é coordenada pelo Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil. Foram mobilizados mais de 4.600 policiais. O nome “PC27” é uma referência à padronização de todas as polícias civis das 27 unidades federativas do país. Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça, após um árduo trabalho de investigação para identificar alvos acusados de crimes considerados violentos.

 

Além das três pessoas presas em Guaraí, oito indivíduos também foram capturados em Gurupi, um em Porto Nacional, três em Paraíso do Tocantins e cinco em Colinas do Tocantins. Houve ainda a internação de um adolescente infrator, recolhido em Gurupi. Foram utilizadas mais de 50 viaturas durante os trabalhos realizados no Estado, envolvendo cerca de 350 policiais civis.

 

Em dezembro do ano passado, também durante uma ação integrada entre as polícias civis de todo o país, 10 pessoas, incluindo um adolescente de 14 anos, foram presas em Guaraí. Na época, os alvos da operação eram indivíduos envolvidos com os crimes de tráfico de drogas, furtos, roubos, além do cumprimento de mandados judiciais, especialmente de condenados foragidos.

 

Operação Tiradentes da PM/TO:

 

Foto: Divulgação/PM-TO

 

Policiais militares de todo o Estado, incluindo os de Guaraí, também estão mobilizados em uma operação, que acontece simultaneamente com a #PC27.

 

Simultaneamente a ação integrada das polícias civis de todo o país, a Polícia Militar do Tocantins (PM/TO) também desencadeou nesta quarta-feira (24/04), a operação Tiradentes, visando reforçar o policiamento na capital e no interior do Estado, por meio da presença ostensiva em pontos estratégicos. Em Guaraí, equipes atuantes no Batalhão Guará (7º BPM) estão mobilizadas para a ação.