A Lua é milhões de anos mais velha do que até então imaginavam os cientistas. De acordo com uma nova pesquisa feita pela Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, ela possui pelo menos 4,51 bilhões de anos. São entre 40 milhões e 140 milhões de anos a mais do que se pensava anteriormente.

Os resultados são fruto da análise de zirconitas, minerais da Lua trazidos para a Terra pela missão Apollo 14, em 1971. Por muitos anos, os cientistas utilizaram diferentes técnicas para tentar calcular a idade do satélite natural da Terra. Agora, o estudo publicado na revista Science acredita ter chegado a número mais exato.

"Finalmente definimos uma idade mínima para a Lua", diz Mélanie Barboni, autora principal do estudo e geoquímica da UCLA. De acordo com a pesquisadora, a Lua foi formada por uma violenta colisão entre a Terra e um "embrião planetário" chamado Theia, fato que teria ocorrido há cerca de 60 milhões de anos após o nascimento do Sistema Solar.

Estudos anteriores concluíram o tempo de existência da Lua de acordo com rochas lunares que haviam sido contaminadas por colisões múltiplas. Elas indicavam a data de outros eventos, “mas não a idade do satélite”, concluiu McKeegan. Apesar disso, os cientistas não sabem dizer o que existia antes do impacto que teria criado o satélite.