Um “lobinho”, popularmente conhecido como “cachorro-do-mato”, entre outros nomes, da espécie Cerdocyon Thous (nome científico), acabou sendo resgatado por biólogos voluntários em Guaraí na manhã desta quinta-feira (18/05), após aparentemente ter sido atropelado. Ele estava debilitado, porém vivo e sem fraturas visíveis.

 

O animal apareceu no pátio de um posto de combustíveis, situado na entrada Sul de Guaraí, bem próximo de uma distribuidora de bebidas onde um “mambira” apareceu na semana passada. O resgate foi realizado pelos biólogos Daniel Dias, Paulinha Almeida e Eduarda Melo, acionados por funcionários do posto.

 

 

Sobre a espécie resgatada

 

A espécie é considerada um dos canídeos brasileiros mais conhecidos. Possuem coloração variável, de cinza e marrom, com tons de amarelo e preto. Ele se alimenta basicamente de frutos, além de aves, répteis, anfíbios e pequenos mamíferos. Poder ter entre 1 e 5 filhotes por ninhada e viver até 11 anos.

 

Falta suporte para resgate em Guaraí

 

Vale ressaltar que Guaraí ainda não possui uma equipe especializada no resgate de animais silvestres e nem unidade militar dos Bombeiros. Nestas ocasiões é comum a população acionar o Centro de Controle de Zoonose (CCZ) ou pessoas que possuem algum conhecimento na área, como por exemplo os biólogos.

 

 

Encaminhado para o Cefau de Araguaína

 

Após o resgate, o “lobinho” será encaminhado para o Centro de Fauna Tocantins (Cefau) de Araguaína, órgão ligado ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). No local o espécime deve passar por avaliação clínica e receber ainda tratamento para que possa ser recuperado e devolvido ao seu habitat.