A Federação Tocantinense de Futebol (FTF) divulgou nesta sexta-feira, 05 de dezembro, os regulamentos do Campeonato Estadual da 1ª Divisão masculino e feminino do próximo ano. No caso da competição masculina, com 8 equipes e já tradicional, a disputa começa no dia 17 de janeiro. Já a competição feminina, obrigatória pela 1ª vez em 2026 para todos os clubes da elite estadual, ainda não tem data prevista para iniciar, porém já se sabe que contará com 10 equipes.
Conforme tabela divulgada, o Sport Club Guaraí (Lobão), que retorna à elite estadual após 10 anos, estreia na competição masculina contra o Bela Vista Futebol Cachoeirense fora de casa e fara sua estreia em casa no dia 24 contra o Capital Futebol Clube. Cabe ressaltar as 8 equipes se enfrentam apenas em jogos de ida na primeira fase e os quatro clubes que somarem o maior número de pontos avançam para as semifinais enquanto os dois piores serão rebaixados.
CLIQUE AQUI e veja o regulamento da 1ª Divisão 2026 (masculino);
CLIQUE AQUI e confira a tabela da 1ª Divisão 2026 (masculino);
CLIQUE AQUI e veja o regulamento da 1ª Divisão 2026 (feminino).
Sobre o estadual feminino
O regulamento do Campeonato Estadual Feminino 2026 confirma a participação de 10 equipes, distribuídas inicialmente em dois grupos, jogando entre si em turno único. As três melhores equipes de cada grupo avançam à segunda fase + uma com melhor índice técnico. A competição terá semifinais e final em dois jogos (ida e volta), sendo que as datas da disputa ainda não foram divulgadas.
Vagas nacionais em 2026
A partir de 2026, conforme regras da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o Tocantins terá vagas nacionais ampliadas. No masculino, o campeão da 1ª Divisão garante um lugar no Brasileiro da Série D, Copa Verde e Copa do Brasil, enquanto 2º e 3º colocados também asseguram vagas na Copa do Brasil. No caso do feminino, o título rede uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série A3.
Final da Segundona 2025
Neste sábado, 06 de dezembro, a partir das 16h, o Lobão decide no Estádio Delfinão em Guaraí o título da 2ª Divisão Estadual contra o Palmas Futebol e Regatas. No jogo de ida, empate em 1x1 na capital. Quem vencer, levanta o caneco e um novo empate leva a decisão para os pênaltis. A equipe guaraiense busca o tricampeonato da Divisão de Acesso. Já para o Palmas o título é inédito.
Finais da elite em 2025
Uma das semifinais e a grande final da 1ª Divisão em 2025 serão refeitas até o fim deste ano. Os jogos envolvem Gurupi Esporte Clube, Tocantinópolis Esporte Clube (semifinalistas) e Araguaína Futebol e Regatas (finalista). A realização desta nova disputa foi uma determinação da Justiça Desportiva, que retirou o troféu do União Atlético Clube, devido escalação irregular no início deste ano.





.jpg&w=3840&q=75)


