Considerado livre da Febre Aftosa (com vacinação) há 21 anos, o Tocantins exporta sua carne bovina para 29 países. O Estado ocupa atualmente a 11ª posição no ranking nacional de produtores, com uma população total de 8,7 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) e se esforça para continuar conquistando mercados exigentes com um gado livre de doenças.

 

Para garantir que a cadeia produtiva continue se expandido, o Governo do Tocantins promove até o final deste mês mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa. "O trabalho que desenvolvemos é essencial para a sanidade do nosso rebanho e para alcançar os mercados mais exigentes”, explica o secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Thiago Dourado.

 

Foto: Divulgação/Governo do Tocantins

2ª etapa de vacinação foi aberta oficialmente no último dia 1º de novembro em Palmas.

 

Durante o lançamento desta etapa de vacinação contra a Febre Aftosa, realizado em Palmas no último da 1º de novembro, o governador Mauro Carlesse (PHS) lembrou que o Estado agora trabalha para conquistar o certificado de território livre da doença sem vacinação. “Vivemos a expectativa de adquirir o status de Estado livre de aftosa sem vacinação”, ressaltou o governador.

 

Para alcançar esse status, o Governo do Estado promoveu, nos últimos anos, o recadastramento de propriedades, intensificando o controle dos animais e mantendo os índices vacinais. Em 2017 o Estado exportou 28 mil toneladas para 27 países. Até setembro deste ano já foram exportadas mais de 27 mil toneladas para 29 países, apontando um crescimento em relação ao ano anterior.

 

Esquema de vacinação no Tocantins

 

Segundo informações da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (ADAPEC), a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa no Tocantins é normalmente realizada em duas etapas anuais, sendo que a primeira ocorre em maio e segunda em novembro. A estimativa é que nesta fase sejam vacinados 4 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idade.

 

Os 29 países para quem o Tocantins exporta carne bovina

 

Foto: Divulgação/Governo do Tocantins

Até setembro deste ano já foram exportadas mais de 27 mil toneladas para 29 países.

 

Angola

Arábia Saudita

Argélia

Argentina

Armênia

Bahrein

Chile

Costa do Marfim

Egito

Emirados Árabes

Gabão

Gana

Geórgia

Guiné Equatorial

Hong Kong

Irã

Jordânia

Kosovo

Laos

Líbano

Libéria

Líbia

Omã

Palestina

Paraguai

Singapura

Tunísia

Turquia

Uruguai