Um erro histórico, que por décadas permaneceu impresso na bandeira e no brasão de Guaraí, foi finalmente corrigido nesta quarta-feira (23/12), após a publicação da Lei Municipal Nº 747/2020, sancionada pela prefeita Lires Ferneda (MDB), advinda de um projeto de autoria do vereador Walter Medeiros (DEM).
Criado pela Lei Nº 7.177 de 27/11/1968, o município não reconhecia em seus símbolos oficiais a data, isso por conta de um erro de digitação, que ninguém sabe ao certo explicar como aconteceu. Até então a bandeira e o brasão locais apresentavam uma data sem relação com a criação do território - 05/02/1968.
Foto: Arquivo/Prefeitura de Guaraí
Bandeira e brasão possuíam data não relacionada com a fundação de Guaraí.
O debate sobre o erro histórico sempre existiu em Guaraí, mas o fato ganhou grande repercussão a partir de 2019, quando 1º vice-prefeito eleito do município, o contador aposentado Lourenço Ferreira Lima, de 87 anos, apresentou cópias de documentos que comprovam a verdadeira data de fundação do território.
Vale ressaltar que a nova lei não altera o aniversário de emancipação político administrativa de Guaraí, comemorado em abril, período que marca a transferência da sede de Tupirama para a localidade do antigo povoado Guará, ocorrida em 11/04/1970, meses após a posse do prefeito Osvaldo Dantas de Sá.