A Federação Tocantinense de Futebol (FTF) confirmou na tarde desta sexta-feira (30/11), a exclusão de três equipes que disputavam o Campeonato da 2ª Divisão. Os clubes foram eliminados por não quitarem taxas de arbitragem, perdendo todos os pontos conquistados. A decisão mudou a tabela de classificação do torneio e complicou a situação do Sport Club Guaraí (Lobão).

 

Os clubes excluídos foram Kaburé Esporte Clube, de Colinas do Tocantins (Grupo B), além da Associação Taquarussú Esporte Clube e a Associação Recreativa União Esporte Clube, ambos de Palmas (Grupo A). As equipes também ficam impedidas de participar por até três anos consecutivos de qualquer disputa organizada pela FTF, sendo multadas em R$ 15 mil.

 

Conforme o regulamento específico da competição, aprovado por todos os clubes e dirigentes antes do início da disputa da 2ª Divisão, os adversários das equipes eliminadas sagram-se vencedores dos duelos pelo placar de 3x0 (WO), incluindo os jogos que já foram realizados ou a realizar. O mesmo regulamento estabelece ainda que o saldo de gols das equipes permanece inalterado.

 

O Lobão já havia garantido a classificação antecipada para a 1ª Divisão e faria apenas mais um jogo para decidir a posição na tabela de classificação contra o Atlético Cerrado, mas com as mudanças anunciadas na véspera da partida, a equipe passa a precisar vencer para garantir o acesso, lembrando que o jogo será disputado fora de casa e o time guaraiense ainda estará desfalcado.

 

Classificação da 2ª Divisão de 2018, após as exclusões:

 

GRUPO A:

1 - Força Jovem – 6 vitórias e 19 pontos (saldo +7)

2 - Capital FC – 5 vitórias e 16 pontos (saldo +6)

3 - Alvorada – 4 vitórias e 14 pontos (saldo +7)

4 – União de Palmas – ELIMINADO

5 - Taquarussú – ELIMINADO

 

GRUPO B:

1 - Arsenal – 5 vitórias e 14 pontos (saldo -3)

2 - Atlético Cerrado – 4 vitórias e 14 pontos (saldo +7)

3 - Guaraí – 4 vitórias e 13 pontos (saldo +10)

4 - Nova Conquista – 2 vitórias e 7 pontos (saldo -13)

5 - Kaburé – ELIMINADO

 

Partidas da 10ª é última rodada da 1ª fase da 2ª Divisão 2018:

 

01/12/2018 (SÁBADO)

16h – Alvorada x Capital – Estádio Elias Natan (Alvorada)

16h – Atlético Cerrado x Guaraí – Estádio Pereirão (Paraíso do Tocantins)

 

Obs.: As duas equipes que mais pontuarem ao final da primeira fase, em cada uma das chaves, além de se classificarem para as semifinais do torneio, garantem vaga direta na elite do futebol tocantinense para o ano de 2019, lembrando que no caso de haver empate no número de pontos, o primeiro critério de desempate é o número de vitórias, seguido pelo saldo de gols.