O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO) disponibilizou desde o último dia 1º de maio em seu site na internet um sistema online de convocação dos eleitores que atuarão como mesários na eleição suplementar que escolherá o novo governador para comandar o Estado até o fim deste ano. Informando a cidade, nome, título, zona eleitoral e a data de nascimento é possível saber se o eleitor está ou não entre os requisitados.

 

O acesso a nova ferramenta de consulta online, desenvolvida pelo próprio TRE/TO, visa proporcionar rapidez e mais facilidade a todos os eleitores. Além da nova opção eletrônica para requisição de mesários, os cartórios eleitorais do Estado estão utilizando ferramentas não convencionais, como a convocação por meio das redes sociais, especialmente daqueles que já atuaram em pleitos anteriores, incluindo os voluntários que se oferecem para o trabalho.

 

O sistema online de convocação possui ainda funcionalidades que permitem a emissão da frequência de trabalho no dia do pleito, o certificado de participação do eleitor como colaborador da eleição, incluindo outras declarações importantes. Segundo os desenvolvedores que disponibilizaram a ferramenta, ela é totalmente segura e a cada ano receberá novas aplicações para que o eleitor gaste o mínimo de tempo possível, sem precisar sair de casa.

 

O que faz um mesário na eleição?

 

O mesário é o representante da Justiça Eleitoral perante sua comunidade. Ele recebe treinamento e atua como um colaborador para que o pleito ocorra de forma tranquila e segura. Qualquer eleitor pode atuar nesta função, se inscrevendo como voluntário ou sendo convocado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu respectivo Estado. Convocados que se recusarem a prestar o serviço, podem ser punidos com multas, além de outras penalidades.

 

CLIQUE AQUI e consulte se o seu nome está entre os mesários convocados.