Uma decisão judicial, datada do último dia 25/03, determina que a Prefeitura de Guaraí pague o reajuste no piso do magistério da carreira dos professores da rede municipal de educação, conforme estabelece a Lei Municipal Nº 632/2016, que rege o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da categoria.

 

A ação foi movida em março de 2019 pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (SINTET). Na decisão, o juiz Manuel de Faria Reis Neto, da 1ª Vara Cível de Guaraí, reconheceu o direito da categoria, lembrando que o processo ainda cabe recurso e pode ser modificado nas instâncias superiores.

 

Antes de virar pauta judicial, a questão que envolve o PCCR dos profissionais da educação de Guaraí motivou vários embates entre a classe e o poder público. Em maio do ano passado os profissionais chegaram a entrar em greve, mas a paralisação foi suspensa, após um acordo mediado pela Câmara de Vereadores.

 

Apesar da greve ter sido encerrada, nunca houve acordo para que o PCCR fosse cumprido. “Esta é uma grande conquista da categoria. O resultado positivo de nossa luta e que vem para nos ensinar que não podemos deixar de lutar”, frisa a educadora Iolanda Bastos, presidente regional do SINTET em Guaraí.