A Justiça do Tocantins autorizou o bloqueio de R$ 14,2 mil do Tesouro Estadual para garantir a internação compulsória de um dependente químico de Guaraí. A decisão é fruto de uma ação movida pela Defensoria Pública do município, amparando uma assistida (irmã do dependente) que procurou a instituição.

 

Laudos médicos também contribuíram para embasar a decisão da Justiça, já que o dependente químico, hoje com 37 anos, apresenta comportamento extremamente agressivo, não possuindo o discernimento necessário para entender a necessidade de um tratamento médico para sua efetiva melhora.

 

Como o Tocantins não possui instalações privadas e públicas adequadas para este tipo de tratamento forçado, a internação deverá ser efetivada em estabelecimento situado em Goiânia, capital do Estado de Goiás. O valor bloqueado judicialmente custeará aproximadamente 11 meses de tratamento.

 

“É uma medida extrema, quando o tratamento ambulatorial não surte efeito. O pleito judicial foi a única alternativa para garantir o tratamento. Sempre ficamos muito sensibilizados com o sofrimento dos familiares, que chegam à Defensoria com um pedido de socorro”, explica o defensor público Adir Pereira Sobrinho.

 

De acordo com as informações repassadas pela Defensoria Pública, o dependente químico, que faz uso contínuo de drogas há 17 anos e não teve sua identidade informada, já passou por tratamento convencional efetivado no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Colinas do Tocantins.