A Justiça de Guaraí acatou parcialmente nesta última terça-feira (28/11), a denuncia do Ministério Público Estadual (MPE), que pede o afastamento e a condenação por tentativa de homicídio dos quatro militares envolvidos em uma abordagem desastrosa que feriu um delegado da Polícia Civil, fato ocorrido há um mês no município e que teve grande repercussão por todo o país.

 

O juiz Fábio Costa Gonzaga decidiu pelo afastamento dos policiais Cleiber Levy Gonçalves Brasilino e João Luiz Andrade da Silva. Já os policiais Tiago Mariano Duarte Peres e Frederico Ribeiro dos Santos tiveram o pedido de denúncia rejeitado. Os militares foram denunciados por participarem de uma abordagem que feriu gravemente o delegado Marivan da Silva Souza.

 

Segundo as provas analisadas pelo magistrado, Tiago, motorista do veículo, e Frederico, que estava sentado no banco de trás, não teriam efetuado disparos contra o veículo conduzido pela vítima e, por isso, não foram denunciados, já que efetivamente não cometeram crime algum. Já Cleiber e João Luiz teriam desferido quatro disparos contra o delegado.

 

Ainda na decisão, em medida cautelar, o juiz afastou os dois policiais denunciados das atividades policiais externas no âmbito físico da unidade policial onde estão lotados (BPChoque).  A não observância da medida ensejará em multa diária pessoal de R$ 5mil. Se por ação dos acusados, será restabelecida ordem de prisão contra os policiais.

 

A defesa dos militares ainda não se manifestou publicamente sobre a decisão da Justiça de Guaraí. Sobre o pedido do MPE, os advogados informaram que seus clientes estão sendo injustamente acusados. A defesa também vem alegando que o caso deveria ser julgado pela Justiça Militar e não pela Justiça Comum, pedido que inclusive já foi negado em decisões anteriores.