Os próximos 15 dias em Guaraí serão marcados por calor intenso e tempo seco. As temperaturas devem variar entre 19 °C durante as madrugadas mais amenas e até 35 °C nos períodos mais quentes do dia. Não há previsão de chuvas, com riscos associados à baixa umidade relativa do ar, incluindo focos de incêndios.
Neste período, espera-se um leve refresco durante as noites e manhãs, com mínimas alcançando 19 °C. Mesmo assim, as máximas permanecem elevadas, próximas aos 34 °C. A combinação de calor intenso e ausência de chuvas intensifica os efeitos do ar seco, especialmente em horários entre 10h e 17h.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta amarelo por baixa umidade, que pode atingir níveis críticos, abaixo de 20%. Essa condição típica do período aumenta o risco dos incêndios, além de provocar efeitos adversos à saúde, principalmente das crianças, dos idosos e pessoas com comorbidades.
Para minimizar esses riscos, autoridades reforçaram ações de orientação e prevenção. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão em alerta, com canais de emergência ativos. Campanhas educativas tentam orientar e pedir o apoio da população para evitar queimadas e denunciar a prática de crimes ambientais.
Com a estiagem prolongada e ausência de previsão de chuvas que deve seguir durante os próximos meses, cresce a preocupação com o avanço de focos de incêndio. A recomendação é ingerir bastante água, umidificar ambientes e evitar esforços físicos nos horários mais quentes do dia, das 10h da manhã às 17h.