Um jovem de 19 anos ficou gravemente ferido após colidir na traseira de um caminhão estacionado nas proximidades do Posto Petrocom, em Guaraí — local onde muitos caminhoneiros pernoitam. O fato foi registrado na madrugada desta quarta-feira, 14 de maio. A vítima estava conduzindo uma moto Honda Pop .
O rapaz foi identificado como Victor Kauan Sousa Martins. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado ao Pronto Socorro do Hospital Regional de Guaraí (HRGUA) após os primeiros atendimentos no local. As causas do sinistro serão apuradas pelas autoridades competentes.
Victor deu entrada no HRGUA com nível de consciência baixo, sendo imediatamente encaminhado para a sala vermelha da unidade. Após avaliação médica, ele foi intubado. Apesar da gravidade das lesões, os seus sinais vitais estavam dentro da normalidade. Se houver necessidade, ele será transferido.
Números de uma guerra
Em 2024, segundo dados fornecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), foram registrados 7.310 sinistros de trânsito em todo Estado. Desses, 70% envolveram homens e 30% mulheres. No mesmo período, 627 pessoas perderam a vida nessas ocorrências — 117 a mais que em 2023.
“Sinistro” e não “acidente”
O termo “sinistro”, adotado pelo Guaraí Notícias em suas matérias, é descrito pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT na NBR 10697 de 2020, e ainda pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A palavra abrange danos materiais, lesões e mortes envolvendo trânsito, substituindo o termo “acidente”.