Começa na terça-feira (20/04) e segue até 31/05 a janela de plantio de soja semente nas planícies tropicais do Tocantins. A região compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pium, Formoso do Araguaia, Dueré e Guaraí, lembrando que os produtores devem solicitar autorização para este plantio no site da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (ADAPEC).

 

A partir de 2021, a Instrução Normativa Nº 05/2021, que estabelece o Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PECFS), abriu a possibilidade do produtor salvar sementes para uso próprio nas planícies tropicais, conforme autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Já o prazo para a colheita foi antecipado para 25/09.

 

De acordo com o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja no Tocantins, Cleovan Barbosa, para realizar o cultivo nestas áreas os produtores devem solicitar antecipadamente o pedido à Adapec, por meio da apresentação do cadastro de propriedade de soja, plano de trabalho, termo de compromisso do responsável técnico, além do croqui das lavouras.

 

“É importante destacar que com a nova legislação, os produtores devem ficar atentos ao que dispõe a nova instrução normativa, não só no que tange ao cadastro antecipado, mas também as questões fitossanitárias, como janela de plantio e aplicação de fungicidas”, disse Cleovan, acrescentando que com as novas medidas da nova normativa, houve ganhos fitossanitários significativos.

 

Conforme levantamento, foram cultivadas durante a última safra nas planícies tropicais do Tocantins, 66.120 hectares em 112 propriedades. “Para garantir a segurança fitossanitária das lavouras quanto à ferrugem asiática, a ADAPEC monitora permanentemente a área plantada nas planícies tropicais, da semeadura a colheita”, destaca o presidente da autarquia estadual, Paulo Lima.