Usando pedras para arrombar portas de comércios e residências, dois irmãos de 16 e 22 anos que vinham aterrorizando Guaraí nas últimas semanas foram detidos na noite de desta última sexta-feira, 09 de maio, durante ação da Força Tática da Polícia Militar (PM). Apesar de confessos e detidos com produtos dos crimes praticados, eles foram soltos horas depois e vão responder em liberdade.
A audácia dos suspeitos chamava a atenção. Entre os alvos mais recentes estão uma panificadora no Centro e um supermercado no Setor Pestana. No caso da panificadora, por exemplo, o estabelecimento possuía monitoramento e isso ajudou a identificá-los. Com eles, os militares apreenderam chocolates, fumo, isqueiros, uma furadeira, celulares, whiskies, frangos, cigarros e duas bicicletas.
Diante da recorrência dos crimes, os irmãos estavam sendo monitorados. Apesar da grande quantidade de itens recuperados, além de outros que podem ter sido utilizados ou revendidos, os meliantes não foram detidos em flagrante e, por este motivo, possuem o direito legal de responder em liberdade, ressaltando que o menor de idade não pode sofrer processo criminal, já que tem menos de 18 anos.
Diferenças entre furto e roubo
O crime de furto é caracterizado pela subtração de bens ou patrimônio alheio, sem o uso de violência ou ameaça, sendo passível de prisão, com penas que variam de um a quatro anos de reclusão, além de multa. Já no roubo, há o uso de violência ou grave ameaça à vítima, e as penas são de quatro a 10 anos de prisão, mais multa, devido ao risco à integridade física e emocional envolvidos.
Contatos do “Batalhão Guará”
O 7º Batalhão da Polícia Militar de Guaraí (7º BPM), mais conhecido como “Batalhão Guará”, sediado em Guaraí, abrange ainda os municípios de Colméia, Couto Magalhães, Goianorte, Itaporã do Tocantins, Pequizeiro, Presidente Kennedy, Tupiratins e Tabocão. O contato para emergências pode ser efetuado por meio do telefone 190, pelo (63) 3464-1190 ou WhatsApp (63) 9 9208-3642.