Chamada de “Operação Antifraude”, uma iniciativa desenvolvida por um pesquisador brasileiro promete analisar a segurança da urna eletrônica e o resultado das eleições gerais de 2018. Patrocinada por um grupo independente do Rio Grande do Sul (Brasil Paralelo), o projeto é comandado pelo pós-doutor Hugo César Hoeschl, especialista em Inteligência Artificial e Governo Eletrônico.

 

Em um vídeo divulgado na véspera da realização do último pleito, ocorrido em 7 de outubro, Hoeschl argumenta que estudos internacionais comprovam que a urna eletrônica brasileira possui uma probabilidade de fraude superior a 73%. O especialista afirma que dados do processo eleitoral deste ano serão analisados através de um método antifraude desenvolvido e testado por ele.

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chegou a se manifestar sobre a iniciativa independente de verificação do processo eleitoral e como sempre faz, negou que o processo eleitoral possa ser fraudado. O órgão responsável pelas eleições brasileiras disse ainda que o resultado das eleições gerais de 2014 já foi auditado de modo independente, sem que qualquer irregularidade fosse encontrada.

 

A expectativa é de que os resultados da “Operação Antifraude” sejam divulgados no próximo dia 11 de outubro através do site operacaoantifraude.com.br. “As urnas eletrônicas utilizadas no Brasil não são utilizadas em mais nenhum país do mundo e elas não são auditáveis”, destaca o pesquisador, que afirma ainda já ter atuado como delegado de polícia, promotor de justiça e procurador federal.