A prefeita de Guaraí, Professora Lires Ferneda (PSDB), participou de uma reunião em Palmas nesta segunda-feira (15/01), onde acompanhou a apresentação de um projeto que pretende reaproveitar todo o lixo urbano produzidos pelos 139 municípios do Estado, por meio da instalação de usinas e centros de coleta, bancados pela iniciativa privada.

 

Denominado “Lixo Zero, Social 10”, o projeto é bancado por um grupo de investidores que desde o ano passado vem estruturando parcerias para o negócio em todo o país. No Tocantins a ideia é que sejam instaladas pelo menos duas usinas de compostagem, duas usinas de incineração de resíduos hospitalares, dois crematórios de animais e 13 centros de triagem e transbordo.

 

A ideia é similar ao que já acontece na Suécia, que recicla e reaproveita quase 100% do lixo produzido por seus cidadãos. Uma das principais finalidades naquele país é justamente usar os resíduos para produzir energia. O sucesso deste sistema é tão grande que a Suécia atualmente precisa “importar” lixo para manter sua infraestrutura funcionando, uma realidade bem diferente do Brasil.

 

A base de sustentação do projeto no Tocantins, que promete inclusive ganhos reais aos seus investidores, está alicerçada na própria Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal Nº 2.305/2010. Um dos maiores desafios deste modelo é justamente o de acabar com os lixões á céu aberto e fomentar abertura para iniciativas que foquem justamente no reaproveitamento de resíduos, oferecendo uma destinação adequada para estes materiais.

 

Se tudo correr como planejado, até o final deste ano serão instaladas as primeiras usinas e centros de triagem e transbordo no Estado. No caso de Guaraí, onde são produzidas mais de 100 toneladas de lixo doméstico por dia, segundo dados da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, estes resíduos continuarão sendo recolhidos pelo Poder Público, mas destinados para locais onde se transformarão em adubo, energia e matéria prima para indústrias.