As populações de municípios impactados pela bacia do Rio Tocantins, a partir da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, situada em Lajeado-TO, devem ficar atentas para o possível aumento do nível das águas do afluente, especialmente por conta do intenso período chuvoso comum nesta época do ano. O alerta é da Investco, empresa que controla a estrutura geradora elétrica.
No comunicado, encaminhado para o e-mail da redação do Guaraí Notícias na manhã desta terça-feira, 14 de janeiro, a Investco, por meio de sua assessoria de comunicação, recomenta que seja evitada a permanência em acampamentos ou a presença de veículos e pessoas nas margens do rio, uma vez que os níveis de água podem subir repentinamente e causar perigos inesperados graves.
Vale ressaltar que o município de Guaraí faz limite com o Rio Tocantins na divisa com Itapiratins. A região, acessada por meio da Rodovia Estadual TO-431 fica distante 65 quilômetros do perímetro urbano e possui uma grande quantidade de habitações, incluindo uma comunidade rural. No local ainda existe uma balsa da empresa PIPES que realiza a travessia de veículos por meio do Porto Tabocão.
Íntegra do comunicado
A Investco informa à população que estamos no início do período de chuvas na Bacia do Rio Tocantins. Em função disso, alertamos a todos para os potenciais riscos associados ao aumento do nível das águas, especialmente em períodos de chuvas intensas.
Recomendamos que a comunidade evite a permanência em acampamentos, bem como a presença de veículos e pessoas nas margens do rio, uma vez que os níveis de água podem subir repentinamente e causar perigos inesperados.
A segurança de todos é nossa prioridade. Contamos com a colaboração de todos para garantir um ambiente seguro para a população e as atividades na região.