As populações dos municípios impactados pela bacia do Rio Tocantins, a partir da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, situada em Lajeado, devem ficar atentas com as oscilações do afluente, já que no dia 20 de agosto encerra o período de estabilidade fixado para garantir segurança dos frequentadores das praias de rio e acampamentos. A informação foi confirmada pela Investco.

 

A vazão vinha sendo mantida estabilizada desde o dia 10 de junho, seguindo determinações fixadas por resoluções da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), autarquia Federal que dita regras de uso e segurança nas águas e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que coordena e ainda controla a geração e transmissão de energia elétrica no país.

 

Vale ressaltar que o município de Guaraí possui acesso ao Rio Tocantins pela região de Itapiratins, via rodovia estadual TO-431 (zona rural). O local, distante 65 quilômetros do perímetro urbano local, possui uma grande concentração de propriedades rurais, uma pequena comunidade rural (Beira do Rio) e balneários, além praias onde turistas costumam acampar durante o período de estiagem.

 

Diante do alerta, reforçando que ele foi confirmado pela assessoria de comunicação da Investco, controladora da usina de Lajeado, recomenda-se atenção para evitar incidentes. Também é importante não realizar instalações no curso natural do rio, pois isso pode colocar em risco tais estruturas, já que o nível das águas pode subir rapidamente de um dia para outro e sem avisos prévios.