A Investco, responsável pela administração da Usina Hidrelétrica de Lajeado-TO, emitiu recente comunicado, alertando banhistas sobre a possibilidade de aumento ou diminuição da vazão do Rio Tocantins até 10 de junho. Após este prazo, o nível deve permanecer estabilizado, visando garantir maior segurança na tradicionalíssima temporada de praias de água doce que banham o afluente.

 

Conforme destaca o comunicado, o período da temporada 2024 no Rio Tocantins vai de 10 de junho até o 20 de agosto. É importante ressaltar que até o dia 10 de junho, o Operador Nacional do Sistema (NOS) irá operar normalmente a usina de Lajeado, o que pode resultar em variações de vazão por conta da geração definida para atender cargas do Sistema Interligado Nacional Brasileiro (SINB).

 

Ainda conforme destacado na nota, a Investco recomenda, como medida de segurança, que todos fiquem atentos para evitar incidentes. Também é importante não realizar instalações no curso natural do rio antes do início oficial da temporada de praias, já que esta situação pode colocar em risco tais estruturas, já que o nível da água pode subir rapidamente de um dia para outro.

 

Muita gente já está nas praias

 

Apesar da temporada não ter começado oficialmente, muitas pessoas estão se dirigindo para as margens do Rio Tocantins desde o fim de maio. Em Guaraí, um dos locais procurados é a “Praia da Balsa”, que fica na comunidade rural “Beira do Rio”, há cerca de 70 quilômetros do Centro da cidade. Outro destino muito procurado pelos guaraienses é a “Praia do Bom Será”, sediada em Tupirama.