Projetada para atender cerca de 900 jovens, a obra de construção da Escola Técnica Federal de Guaraí, orçada em pouco mais de R$ 12 milhões, continua sendo apenas mais um sonho distante da comunidade. Os trabalhos no terreno, situado nos fundos do Parque de Exposições Agropecuárias do município, foram iniciados em 2013 e até hoje avançaram pouco ou quase nada.

 

A equipe do Guaraí Notícias visitou o canteiro de obras, que possui cerca de 12 mil metros quadrados e constatou de perto o abandono. O local, planejado para ser um centro pujante de formação técnica, hoje abriga apenas cachorros abandonados e a família de um caseiro que vive de maneira improvisada em um dos alojamentos feitos para servir de abrigo temporário para os trabalhadores.

 

Foto: Guaraí Notícias

Retrado do abandono de uma obra que deveria atender cerca de 900 jovens em Guaraí

 

De resto, o que se vê por todo lado é mato alto e dinheiro público sendo desperdiçado com o que deveria ser precioso, a educação. Em 2017, durante um dos lapsos de continuidade, os serviços chegaram a ser retomados no local, mas pouco tempo depois foram novamente paralisados, já que a empreiteira responsável pelos serviços não recebeu o acordado durante a licitação.

 

Quando a obra foi anunciada, em setembro de 2012, não faltavam representantes governamentais para oferecer detalhes sobre o projeto, mas hoje, poucos aparecem para dar explicações. Vale lembrar que o recurso para construção da escola é do Governo Federal, mas quem executa os serviços é o Governo do Estado. Ao município coube apenas a doação do terreno.

 

Foto: Guaraí Notícias

Orçada em mais de R$ 12 milhões, Escola Técnica de Guaraí ainda é um sonho distante.

 

Guaraí Noticias abre espaço para explicações:

 

O Guaraí Notícias coloca sua redação a inteira disposição de todas as autoridades competentes que possam dar explicações sobre este terrível abandono. Os contatos podem ser feitos por e-mail ([email protected]) ou pelo telefone celular/WhatsApp da redação (63) 9 9958-9877. Informamos que o espaço é aberto para esclarecimentos.