Os meses de julho, agosto e setembro são sempre difíceis em todo o Tocantins, já que nesta época do ano as chuvas são escassas. Juntamente com o tempo seco e a baixa umidade do ar, os incêndios de grandes proporções surgem aos montes. No caso de Guaraí, esta situação poderia ser minimizada se o município contasse com uma equipe de brigadistas ou uma unidade dos Bombeiros.

 

Imagens aéreas registradas com a ajuda de um drone nesta sexta-feira (02/08), mostram o estrago após uma das mais recentes queimadas que atingiram o município. O fogo destruiu uma área de proteção, além de escombros da antiga sede do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) e chegou a atingir ainda residências próximas a um lago entre os setores Nova Querência e Jardins.

 

Foto: Thiago Barros Drone (63) 9 8464-6300

Sem saber a quem recorrer, moradores observam o fogo destruir tudo por onde passa.

 

Pelas redes sociais, moradores que vivem próximos ao local atingido pelo fogo diziam não saber a quem recorrer, já que a unidade dos Bombeiros mais próxima fica há mais de 90 quilômetros, em Colinas do Tocantins. “Foi um sofrimento. A gente não podia fazer absolutamente nada, a não ser ficar olhando e torcendo para que o fogo não entrasse dentro da nossa casa”, relatou um morador.

 

Desde que surgiu em 2012, o Guaraí Notícias, por meio de suas reportagens, vem alertando sobre a necessidade das autoridades públicas mobilizarem a criação de pelo menos uma equipe especializada neste tipo de atuação. Em março de 2017, um grupo de bombeiros civis chegou a instalar uma brigada de combate a incêndios na cidade, mas logo o prédio foi fechado por falta de apoio.

 

Foto: Thiago Barros Drone (63) 9 8464-6300

Imagem aérea mostra parte da antiga sede do CTG, atingida por um incêndio.

 

Foto: Arquivo/Guaraí Notícias (2017)

Guaraí chegou a ter uma Brigada de Combate à Incêndios, mas logo ela foi fechada.