Os próximos dias prometem ser os mais críticos do período de estiagem em Guaraí e no Tocantins de maneira geral, com aumento das temperaturas e intensificação dos ventos, cenário propício para as queimadas. Imagens aéreas registradas pela Brigada Guará nesta semana mostram a devastação destes incêndios. O fogo destrói vegetação nativa e avança sobre as pastagens secas.
Conforme relatos das equipes envolvidas no combate ao fogo, são em média 8 a 10 ocorrências de grandes incêndios registrados por semana apenas em Guaraí, incluindo a zona rural. Em muitas destas ocorrências, não há como controlar as chamas, pois elas avançam de forma rápida. Infelizmente a maioria destes focos possuem origem criminosa e são provocados de forma intencional.
Em relação as imagens da ocorrência em questão, elas são de uma propriedade rural situada às margens da rodovia TO-336, próximo do perímetro urbano de Guaraí. As equipes da Brigada Guará trabalharam na tentativa de conter o avanço das chamas nesta área por quase dois dias. Apesar do esforço, não foi possível evitar que pastagens fossem atingidas, assim como áreas de mata.
Pode gerar prisão
No Tocantins, qualquer pessoa pode denunciar focos de queimadas ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Disque Denúncia do Naturatins (0800 63 11 55). É importante informar a localização exata e características do fogo. Queimadas são proibidas nesta é poca e caracterizam crime ambiental, conforme o artigo 54 da Lei Nº 9.605/1998, podendo gerar inclusive prisão.
O tempo em Guaraí
Em Guaraí, os próximos 15 dias serão de calor intenso, com máximas variando entre 37 e 39 °C e mínimas de 23 a 26 °C. As noites também serão mais abafadas do que o habitual com o ar em níveis extremamente secos, sob alerta laranja de baixa umidade. A primeira mudança no clima aparece em 15 de setembro, quando há previsão de chuvas escassas que devem aliviar o clima.