A Faculdade Guaraí (FAG), instituição de ensino superior privada, mantida pelo Instituto Educacional Santa Catarina (IESC), inaugurou nesta última sexta-feira (09/08), as instalações do seu 1º laboratório especializado em análise de solos. O novo ambiente, além de atender as demandas acadêmicas, será aberto para a comunidade em geral, atendendo principalmente agricultores e pecuaristas.

 

O novo laboratório, que recebe o nome de FERTSOLO, foi instalado no Campus II da instituição, situado na Avenida JK, próximo ao Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão. Entre os equipamentos disponíveis, o local possui estufa de secagem, destilador, capela de exaustão (com chapa aquecedora), espectrofotômetro, fotômetro de chama, medidor de PH e balança de precisão.

 

Segundo o coordenador do laboratório, o professor Dr. Thiago Martins dos Santos, o FERTSOLO é fruto de quase um ano e meio de estudos e planejamento. O pesquisador acredita que o local vai agregar uma nova opção de conhecimento para os estudantes da instituição, possibilitando ainda dados técnicos para que agricultores e pecuaristas conheçam o solo que os serve.

 

Presente na inauguração, o diretor presidente da IESC/FAG, o professor Dr. Luiz Carlos Duarte de Souza fez questão de enfatizar a importância do espaço para o campo de estágio e para a comunidade. “Será importante para desenvolvermos os estágios, atendendo ainda a comunidade e ao mesmo tempo fornecendo mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho”, disse.