O idoso Florêncio Barros Martins, de 75 anos, ferido durante colisão entre bicicleta e moto na Avenida Bernardo Sayão, em Guaraí, na manhã desta quarta-feira, 16 de julho, não resistiu aos ferimentos e faleceu. A vítima estava sendo transferida em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel para Araguaína.

 

Conforme apurado, Florêncio sofreu uma parada cardiorrespiratória pouco antes de chegar ao destino e, apesar dos esforços da equipe médica, não foi possível reverter o quadro. Seu estado de saúde era considerado gravíssimo, pois ele encontrava-se entubado devido a um trauma forte na cabeça e inconsciente.

 

Mais sobre o sinistro

 

Imagens de câmeras de segurança mostram que o idoso estava conduzindo a bicicleta e mudou repentinamente de direção para acessar a faixa de pedestres, porém sem sinalizar ou descer do veículo. Já o condutor da moto não conseguiu reduzir a velocidade, atingindo violentamente o idoso que caiu desacordado.

 

Velório e sepultamento

 

A conclusão dos laudos periciais deve determinar as responsabilidades envolvendo o caso. Florêncio não tinha parentes próximos em Guaraí, mas uma filha de criação dele vive na capital Palmas. Ele morava no Setor Lysan e era bastante conhecido. Seu velório e sepultamento serão realizados em Guaraí.

 

Números que impressionam

 

Dados da Polícia Científica do Tocantins indicam que sinistros de trânsito com lesões aumentaram 85% e os com mortes 350% em Guaraí entre os anos de 2021 e 2024. Cabe ressaltar que o termo “sinistro” que substitui “acidente” abrange ocorrências com danos materiais, lesões ou mortes no trânsito.