O caos na saúde pública do Tocantins pode ser exemplificado de maneira evidente na situação que envolve uma idosa de Guaraí, a senhora Maria Engraça, que faleceu aos 79 anos no último dia 29 de julho, depois de aguardar 15 meses por uma cirurgia no quadril, que nunca foi realizada. Ela estava internada desde abril do ano passado no Hospital Geral de Palmas (HGP).

 

O caso da idosa guaraiense é um dos 54 assistidos pela Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO) entre 2018 e julho de 2019, onde os pacientes morreram a espera de cirurgia. Conforme dados do órgão, estes assistidos possuíam decisões judiciais determinando a realização de cirurgias com urgência, mas nem isso foi suficiente para que os procedimentos acontecessem.

 

Ainda de acordo com a DPE-TO, a idosa faleceu após a equipe médica detectar uma grave infecção no quadril. Conforme a ação impetrada na Justiça, a pedido da família, a cirurgia de Dona Maria Engraça deveria ter sido realizada em setembro do ano passado. O órgão informou que o caso também foi denunciado junto à Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa.

 

Pastor Nelcivan havia denunciado a situação

 

No início deste ano o blogueiro Pastor Nelcivan denunciou o descaso sofrido pela idosa. Em março o militar da reserva, que hoje se encontra preso preventivamente, depois de infringir normas da conduta militar, chegou a implorar por ajuda, pedindo que a comunidade de Guaraí fizesse alguma coisa.