O velho problema da falta de ambulâncias no Hospital Regional de Guaraí (HRG) agora gera maior preocupação por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), isso porque o único hospital da cidade não tem condições de atender casos graves da doença e depende de veículos emprestados para encaminhar pacientes nesta condição até cidades com melhor suporte de atendimento.

 

Conforme denúncia anônima recebida pelo Guaraí Notícias nesta última terça-feira (12/05), a unidade estaria sem ambulâncias. Vale lembrar que o hospital possui dois veículos do tipo, um deles emprestado para o Hospital Regional de Miracema do Tocantins (HRMT), ainda no ano passado e o outro, que foi adquirido em 2018, estaria quebrado há alguns dias, sem previsão para ser consertado.

 

Questionada por meio de sua assessoria, a Secretaria Estadual da Saúde (SES/TO) reconhece que a unidade está de fato sem ambulâncias próprias no momento, mas destaca que o veículo quebrado teria previsão de ser liberado nesta quarta-feira. A pasta ainda enfatiza que, se houver necessidade, O HRG poderia requisitar ambulâncias de prefeituras da região ou de hospitais próximos.

 

Foto: Arquivo/Guaraí Notícias (2019)

Ambulância da esquerda estaria quebrada e a da direita emprestada desde o ano passado.

 

DPE/TO vai acompanhar o caso

 

Procurada, a Defensoria Pública do Estado (DPE/TO) informou que também recebeu uma denúncia anônima sobre os fatos e já oficiou a SES/TO e a própria direção da unidade, solicitando explicações sobre a falta de ambulâncias próprias em meio a pandemia da Covid-19. O órgão fiscalizador têm sido um dos mais atuantes em meio ao atual momento, ajuizando ações, quando necessário.

 

Nota da SES/TO sobre a falta de ambulâncias em Guaraí

 

A Secretaria Estadual da Saúde (SES/TO) informa que a ambulância que atende o Hospital Regional de Guaraí (HRG) está em manutenção, com previsão de entrega para esta quarta-feira (13/05). A SES/TO destaca que, havendo necessidade de transferências com urgência, a unidade conta com o suporte dos Hospitais Regionais próximos, bem como dos 23 municípios referenciados.

 

Palmas, 13 de maio de 2020.