Evelly Vitória Ribeiro Saraiva, de 13 anos e Ryan Cordeiro Sales, de 16 anos, ambos alunos da Escola Estadual Irineu Albano Hendges de Guaraí conquistaram juntos seis medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2024, disputadas em São Paulo (SP) de 27 a 30 de novembro. O evento é considerado o maior do mundo para Pessoas com Deficiência (PcD´s) em idade escolar.
Os guaraienses fizeram parte da delegação com 53 paratletas que representou o Tocantins na competição, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Importante frisar que neste ano, 2.013 adolescentes de 11 a 17 anos oriundos dos 26 estados e do Distrito Federal estiveram na disputa, maior número da história, superando o recorde anterior de 2023 com 1.800 inscritos.
Evelly e suas 9 medalhas
Considerada um fenômeno paralímpico, Evelly Vitória participou pela 3ª vez consecutiva na competição nacional (2022, 2023 e 2024). Neste período ela conquistou simplesmente 9 medalhas, sendo 8 de ouro e uma de prata. Em 2024 a “Pimentinha”, como é carinhosamente chamada, competiu nas corridas de 60 e de 100 metros, além do Lançamento da Pelota, vencendo todas as provas.
Ryan e suas 6 medalhas
Ryan também é veterano na mesma competição nacional. Em 2021 ele conquistou três medalhas, sendo dois ouros (Lançamento da Pelota e Corrida de 60 metros), além de uma prata (Corrida de 150 metros), mas sofreu uma lesão e ficou os últimos dois anos sem competir. No seu ano de retorno, faturou Ouro no Lançamento de Disco, prata na Corrida de 100 metros e Salto em Distância.
A treinadora pé quente
Além de medalhistas nacionais, os paratletas guaraienses da Escola Irineu possuem mais uma coisa importante em comum. Ambos são treinados pela Professora de Educação Física Gilene de Sá Andrade, que inclusive viajou para São Paulo como integrante da delegação tocantinense. A profisisonal é uma das grandes incentivadoras de muitos jovens campeões de Guaraí há vários anos.