A guaraiense Evelly Vitória Ribeiro Saraiva, de 12 anos, novamente foi um dos destaques das Paralimpíadas Escolares disputadas em São Paulo (SP) entre a última quarta-feira, 29 de novembro e esta sexta-feira, 1º de dezembro. No ano passado, nesta mesma competição, a adolescente havia faturado dois ouros e uma prata, mas em 2023 ela conseguiu faturar três medalhas douradas (ouro).
A pequena em estatura, mas gigante nos resultados, que estava acompanhada da Professora de Educação Física Gilene de Sá Andrade, é um verdadeiro tesouro do paradesporto tocantinense, sendo inclusive detentora de um recorde nacional. Seu desempenho é considerado surpreendente, principalmente pela reduzida estrutura que possui para treinar e competir na sua cidade Natal.
Gilene e Evelly comemorando um dos três ouros.
Sobre as conquistas nacionais
Em 2022, Evelly faturou ouro na Corrida de 60 metros e de 150 metros, além da prata no Lançamento de Pelota. Já em 2023, levou ouro nas mesmas três provas, melhorando a sua performance. A estudante da Escola Estadual Irineu Albano Hendges também é detentora do recorde nacional na Corrida de 60 metros, batido em uma etapa regional disputada em Brasília neste ano de 2023.
Delegação do Tocantins
A delegação do Tocantins que participou das Paralimpíadas Escolares 2023 era composta por 76 integrantes, incluindo 47 paratletas. Eles disputaram provas em cinco modalidades (Atletismo, Natação, Tênis de Mesa, Badminton e Halterofilismo) e conseguiram vaga para a competição nacional por terem sido campeões do Tocantins e da etapa regional que foi disputada em setembro.