A Secretaria de Saúde de Guaraí atualizou nesta quinta-feira (09/04), o boletim epidemiológico que acompanha a situação relativa ao novo coronavírus (Covid-19) no município. Até o momento foram notificados 32 casos suspeitos, sendo que 5 deles foram descartados após a realização de exames em Palmas e 27 continuam em investigação. A cidade continua sem nenhum caso confirmado.

 

De acordo com as informações repassadas pela secretária Marlene Sandri, poucas pessoas estão procurando as unidades básicas de saúde nos últimos dias. A gestora enfatiza que as 27 suspeitas investigadas envolvem pacientes que apresentaram sintomas leves, ou seja, sem a necessidade de intenção hospitalar. Todos estão sendo mantidos em isolamento domiciliar e sendo monitorados.

 

 

Boletim Estadual

 

Conforme os dados mais recentes divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES/TO), o Tocantins possui 23 casos confirmados de Covid-19, mesmo número divulgado no dia anterior, sendo 15 deles registrados na capital Palmas, 6 na cidade de Araguaína, além de 1 em Gurupi e 1 em Dianópolis. O Estado é o único do Brasil que não registrou mortes em decorrência da pandemia global.

 

Boletim Nacional

 

Apesar de 80% dos pacientes se recuperarem sem qualquer tipo de sequela ao final de 14 dias de isolamento domiciliar, praticamente sem necessitar de intenção, o Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, também atualizados nesta quinta-feira, contabiliza 17.922 casos confirmados do novo coronavírus, com 947 mortes. 76,4% dos óbitos envolvem pessoas com mais de 60 anos.