1.535 crianças com idades entre 1 e 5 anos incompletos foram imunizadas contra o sarampo e a poliomielite em Guaraí até esta sexta-feira (31/08), ultrapassando assim a meta de 95% estipulada pelo Ministério da Saúde. O resultado coloca o município entre os poucos do país que atingiram o objetivo da campanha nacional, iniciada no último dia 6 de agosto, cumprida apenas em três estados.

 

Segundo o Ministério da Saúde, apenas Amapá, Rondônia e Pernambuco conseguiram vacinar 95% do público alvo. Dez estados estão abaixo da média nacional de 80%. O Rio de Janeiro continua com o menor índice de vacinação (58,41%), seguido por Roraima (65,97%), Distrito Federal (68,17%), Acre (70,44%), Pará (70,96%), Bahia (75,23%) e Piauí (76,66%).

 

Conforme o balanço final divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí, a meta era a de vacinar um total de 1.506 crianças dentro da faixa etária prioritária, mas este número acabou sendo ultrapassado, totalizando, por tanto, 101,93% do público alvo. Nos municípios onde os resultados ainda não foram atingidos, a orientação é que a campanha seja intensificada por mais um dia.

 

Casos de sarampo no país:

 

Atualmente o país enfrenta dois surtos de sarampo. Até o último dia 28/08 foram confirmados 1.211 casos no Amazonas, enquanto 6.905 permanecem em investigação. Já Roraima confirmou 300 casos da doença e 70 estão em investigação. Há ainda dois casos em São Paulo, 18 no Rio de Janeiro, 16 no Rio Grande do Sul, dois em Rondônia, dois no Pará e mais dois em Pernambuco.

 

Sete óbitos por sarampo já foram confirmados, sendo quatro em Roraima (três relacionados à estrangeiros e um brasileiro) e três no Estado do Amazonas (todos brasileiros, sendo dois dentro do município de Manaus e um no município de Autazes). Vale destacar que os surtos que atingem o país estão diretamente relacionado ao genótipo D8 do vírus, mesmo que circula na Venezuela.