Guaraí foi escolhida para sediar no próximo dia 13 de setembro uma das 7 etapas regionais da Conferencia dos Direitos da Pessoa Idosa no Tocantins. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (13/08), por meio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDIPI), que promoverá as discussões em parceria com a Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça (SECIJU).

 

Com o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, as conferencias regionais serão realizadas nos municípios de Augustinópolis, Araguaína, Guaraí, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Dianópolis e Porto Nacional. O objetivo do evento é o de reunir a sociedade em geral, incluindo todos os segmentos envolvidos com a política da pessoa idosa.

 

“A ideia é discutir de forma conjunta, além de propor e sistematizar propostas voltadas para esta parcela da população, os idosos. Após finalizarmos as 7 etapas regionais, vamos apresentar durante a Conferência Estadual, marcada para acontecer no ano que vem, as principais propostas sugeridas nestes debates regionais”, explica a presidente do CEDIPI, Sandra Maria Ribeiro Leitão.

 

Entre os eixos de discussão estão: direitos fundamentais dos idosos, saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer, além de temáticas relacionadas à educação e violência das pessoas com mais de 60 anos. A participação nas etapas regionais é aberta para todos os interessados. Informações podem ser obtidas no telefone (63) 3218-6916.

 

Cronograma das etapas regionais da conferência:

 

Norte I – Augustinópolis: 4 de setembro de 2018;

Norte II – Araguaína: 6 de setembro de 2018;

Centro-Oeste – Paraíso do Tocantins: 11 de setembro de 2018;

Norte III – Guaraí: 13 de setembro de 2018;

Sudeste – Dianópolis: 19 de setembro de 2018;

Sudoeste -    Gurupi: 21 de setembro de 2018;

Centro-Leste - Porto Nacional: 28 de setembro de 2018.