Guaraí vive um dilema em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Apesar de não ter casos confirmados, o município literalmente “precisa contar com a sorte” para que a rede pública não entre em colapso, isso por que o único hospital da cidade não possui respiradores mecânicos suficientes para atender um possível aumento do número de pacientes com sintomas graves da doença.

 

De acordo com as informações obtidas pelo Guaraí Notícias, o Hospital Regional de Guaraí (HRG), mantido pelo Governo do Estado, possui 16 leitos reservados para pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19, desde que estes apresentem sintomas moderados. A unidade, que atende quase 36 municípios da região, tem ainda dois respiradores mecânicos, sendo um deles reserva.

 

A matemática é simples. Se dois pacientes graves necessitarem de internação na cidade, um deles deverá ser transferido para Palmas ou Araguaína, cidades distantes quase 200KM. Vale destacar que isso não é novidade em Guaraí. O que muda é que no momento enfrentamos uma pandemia que superlota sistemas de saúde, deixando ainda mais caótico o que nunca foi satisfatório.

 

O que diz a Secretaria Estadual da Saúde (SES/TO):

 

Em uma matéria publicada no seu site oficial, a Secretaria Estadual da Saúde (SES/TO), que já confirmou 19 casos do novo coronavírus, a maioria deles em Palmas (13), garante que o Estado está preparado para atender um possível aumento de demanda, disponibilizando 288 leitos de UTI´s nas redes pública e privada de saúde, acima do que o próprio Ministério da Saúde exige (200).