O senhor Osvaldo Mendonça, popularmente conhecido como “Zizinho Amâncio”, tem 86 anos e uma trajetória marcante na história política de Guaraí. Atualmente morando em Goiás, ele procurou a redação do Guaraí Notícias na manhã da terça-feira, 18 de novembro, sugerindo a criação de novas sessões de conteúdo no site, entre elas, histórias de personalidades locais e um obituário informativo.

 

“Zizinho” foi vereador e presidente da Câmara de Guaraí, liderando a Casa de Leis entre 1978 e 1979, durante a terceira legislatura. O prefeito na época era Osvaldo Dantas. Eleito em 1976 com 357 votos, atuava como produtor rural e comerciante, sendo responsável pela antiga “Casa do Fazendeiro”. Naquela época, os parlamentares não recebiam salários, bem diferente do que é hoje.

 

 

Mesmo com idade avançada, “Zizinho” continua ativo na vida pública, ocupando atualmente o cargo de Secretário Municipal Adjunto de Agricultura no município de Hidrolândia (GO). Ele viveu por 35 anos em Guaraí, onde contribuiu para fundar o Sindicato Rural, a Loja Maçônica, entre outras ações e sempre esteve envolvido com o homem do campo, com liderança ativa e respeitada por todos.

 

As sugestões apresentadas por “Zizinho” são consideradas relevantes, motivando o Guaraí Notícias a estudar formas de viabilizá-las. A criação dessas sessões demanda integração com fontes confiáveis e respeito às famílias, especialmente no caso do obituário. O processo pode levar um certo tempo, mas busca valorizar as histórias e a memória coletiva da comunidade guaraiense.